brbid

Seguro do veículo de leilão, vem desvendar esse mistério!

Passou por todo o processo de compra no leilão e agora quer realizar o seguro do veículo de leilão? Vamos te contar mais uns passos importantes. Preste atenção e não marque bobeira na hora da pesquisa do seu seguro.

Vale lembrar que um veículo de leilão é igual a um veículo qualquer, não tem diferença alguma. Esse é o primeiro ponto a ser pensado.

Então, vamos aos passos para a realização do seguro do veículo de leilão:

seguro veículo

Aprovação na vistoria e laudo de inspeção veicular são necessários para um conseguir o seguro

Fuja dos leilões clandestinos e de empresas desconhecidas no mercado. Pesquise as grandes empresas que realizam leilões. A BRbid, por exemplo, é uma das maiores empresas de leilões do Brasil, principalmente, quando o assunto é o de leilão de veículos.

Por isso, o futuro comprador deve considerar os leilões das empresas corretamente legalizadas e prestigiadas no mercado.

Preste atenção à numeração do chassi, ao estado geral do motor, a existência (ou não) de acessórios, conservação da lataria, entre outros. Verifique se o veículo está apto para ser regularizado. Veja com detalhes a descrição do lote no site e, se possível, visite o automóvel no pátio.

Se o veículo em leilão for aprovado na vistoria técnica da seguradora e estiver com o laudo de inspeção veicular, realizado pelo DETRAN, não há qualquer motivo para não haver a concessão de seguro. Ou seja, é completamente realizável o seguro do veículo de leilão.

De fato, a questão é mais facilmente resolvida quando os veículos são vendidos em leilão público oficial com o objetivo direto de restituir às instituições financeiras os valores de financiamento cedidos para os antigos proprietários. Nesse caso, se não houver sinistro atrelado ou dano estrutural no carro, o seguro segue normalmente a contratação, sem oposições.

Mas, se o bem for decorrente de outros tipos de situações, como de furto ou tiver participado de acidente em que houve perda total, ou quase integral, a vistoria da seguradora poderá ser bastante exigente. Com isso, a seguradora pode recusar o seguro do veículo de leilão.

A realização do seguro do veículo de leilão

O simples fato da obtenção do veículo em leilão não poderia de maneira alguma servir de recusa por parte da seguradora, nem validar uma proposta de contrato de seguro com um preço exorbitante. Isso, inclusive, fere o artigo 39, IX do Código de Defesa do Consumidor, por ser considerada prática abusiva.

Mas, a participação em sinistro ou a ampla deterioração do automóvel podem ser, sim, uma justificativa para  essa recusa ou até mesmo justificar o aumento excessivo do valor do serviço para o veículo.

A negativa ou a aparente desproporcionalidade nos valores cobrados devem ser apontadas no resultado da vistoria técnica, cuja exposição precisa apresentar argumentações satisfatórias para não ser enquadrada como abuso. Fique ligado nessa dica! 😉

Faça sempre uma busca com várias empresas e cote o melhor preço. Se o seu veículo estiver documentado, em perfeito estado e totalmente legalizado não há chances para futuros problemas e o seu seguro do veículo de leilão sairá normalmente.

Aproveite todas as nossas dicas sobre leilões e informe-se sobre aquele assunto que você ainda estava perdido. Veja mais sobre o nosso blog aqui.

Gostou desse post? Compartilhe com os seus amigos! 😉

Por: brbid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *