brbid

O que é seguro DPVAT e quem tem direito?

Para começar o assunto: O seguro por Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre, ou seguro DPVAT, é obrigatório por lei (6.194/74) e utilizado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito causados por veículos motorizados que circulam por terra ou por asfalto.

Mas por que estamos falando disso por aqui? Afinal, nosso negócio é leilão online.

DPVAT

Puro engano rs. Queremos falar aqui no blog sobre tudo o que pode envolver o nosso cliente. E se tratamos de leilões de veículos, por que não falarmos sobre as coisas que envolvem o mundo dos automóveis?

Então, como tudo o que é importante para você, é importante para a BRbid também, decidimos fazer esse post explicativo sobre o seguro DPVAT.

Todos os anos os donos de veículos são obrigados a pagar junto com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) o chamado DPVAT. Mas a maioria dos motoristas desconhece a finalidade da taxa e os direitos sobre o valor pago.

Toda pessoa que sofre um acidente (seja motorista, passageiro do veículo ou pedestre) tem direito a ser indenizada, independentemente de quem seja a culpa, por morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas.

O seguro DPVAT é um seguro pago somente pelos proprietários de veículos, mas que toda população nacional tem direito, pois qualquer pessoa que vier a ser vítima de um acidente de trânsito será indenizada. Essa informação é de utilidade pública e muito importante para toda a população. Mas muita gente não sabe da existência dessa lei.

É a própria vítima que dá entrada no pedido de indenização ou reembolso. Basta juntar a documentação necessária de acordo com cada caso e levar até o posto de atendimento mais próximo. Quando há vítimas fatais, os parentes que devem fazer o pedido. Todas as informações estão do site do Detran de cada Estado.

Os atravessadores

Existem pessoas que ficam nas portas dos hospitais e nas funerárias, conhecidos como atravessadores, que oferecem à própria vítima ou aos parentes para dar entrada na documentação e retirar o dinheiro que elas têm direito, o seguro DPVAT, e, em troca, exigem uma porcentagem da indenização. Esse tipo de ação não é necessária e as vítimas acabam sendo prejudicadas, pagando uma parte desse valor de direito para essas pessoas “oportunistas”.

Vale lembrar que esse processo não é complicado e qualquer pessoa pode fazer.

As indenizações do Seguro DPVAT são pagas em até 30 dias, após a entrega completa da documentação. Caso o pagamento do seguro DPVAT não esteja em dia, o proprietário do veículo deixa de ter direito à cobertura, mas as vítimas estarão cobertas. Da mesma forma, um pedestre atropelado por um veículo não identificado terá cobertura.

Informação nunca é demais, então acesse o site do Detran do seu Estado e informe-se sobre esse direito do cidadão.

Esse artigo foi útil para você? Então, deixe o seu comentário.

Por: brbid

4 thoughts on “O que é seguro DPVAT e quem tem direito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *