brbid

Multa por som alto no carro está em vigor

Se você está acostumado ao som alto no carro durante o seu percurso, fique atento. Desde o dia 21 de outubro de 2016, agentes de trânsito estão autorizados a multar motoristas que exageram no volume. Desta vez, mesmo sem o equipamento que mede decibéis, a infração pode ser aplicada se o som puder ser ouvido do lado de fora do veículo.

Isso mesmo, parece brincadeira ou pegadinha, mas não é! Som alto no carro que dê para ser ouvido de fora do veículo agora é multa de trânsito.

A portaria 624 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina a autuação do condutor que for pego com som automotivo audível pelo lado externo do veículo, com volume ou frequência que perturbe o sossego público. Som alto no carro, só se quiser correr riscos mesmo.

A previsão de multa por excesso de som não é nova, mas o flagrante só cabia quando o volume de decibéis ultrapassava o limite. Havia uma certa dificuldade em aplicar a punição porque nem sempre a equipe de fiscalização que se deparava com o exagero no som portava o equipamento de medição, o decibelímetro. Por isso, essa nova aplicação do som alto no carro entrou em vigor.

Além dos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porque a infração é considerada grave, o condutor que exagerar no volume terá de pagar R$ 127,69. Isso se o flagrante for ainda neste mês, porque com o reajuste do no valor das multas, passará a ser de R$ 195,23 a partir de 1º de novembro.

A medida faz exceção ao som de buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo.

Também não estão incluídos na decisão os veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizados. Fique ligado! 😉

O Contran também decidiu que veículos que fazem transporte de presos só vão poder ligar as sirenes em caso de emergência.

Vale muito prestar atenção a essa nova regra para evitar que multas desse tipo sejam aplicadas. Som alto no carro que dê para ser ouvido do lado de fora nunca mais! 🙂

E aí? O que achou desse post! Você que é motorista também é nosso cliente. Nós nos preocupamos com você.

Por: brbid

6 thoughts on “Multa por som alto no carro está em vigor

  1. Absurdo e abusiva essa decisão. Mantiveram os carros de som ,porque quando chega em época de eleição desses pilantras os carros passam perturbando a população e não serão multados. Canalhice.

  2. Acho ótimo. Deveria valer também pra esses cidadãos mal educados que param o carro, abrem a mala e obrigam todos a ouvir o lixo musical que eles gostam.

  3. ESSA RESOLUÇÃO VEIO E SEJA BEM VINDA, POIS ISSO ME INCOMODAVA MUITO. AGORA QUANTO AOS RADARES DE RUA DEVERIAM NOS RESPEITAR SE A VIA E DE 60 KM ACHO UM ABUSO COLOCAREM RADARES DE 50 KM , TA ERRADO. ISSO DEVERIA SER CORRIGIDO. ISSO É ARMADILHA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *