brbid

Lei proíbe reboque de veículos no Rio de Janeiro na presença de proprietários

Lei proíbe o reboque de veículos na presença dos proprietários! Essa sem dúvidas é uma excelente notícia para quem mora no Rio de Janeiro. Quem nunca foi surpreendido ao chegar no local e ver o seu carro ou moto sendo rebocado? E o pior, não podendo fazer nada por isso, pois a partir do momento em que o veículo foi guinchado, ele era rebocado e apreendido.

Bom, a boa notícia é que isso não pode acontecer mais. Se você, proprietário do automóvel, chegar a tempo de vê-lo, o seu veículo não poderá ser mais apreendido. Reboque de veículos por esse motivo não mais!

Os motoristas devem fazer o registro – com fotos ou vídeos – e enviar material para recurso. O carro ou a moto poderá ser requisitado mesmo que já esteja sobre o caminhão. Sim, agora é seu direito!

O prefeito Eduardo Paes sancionou, no último dia 28 de novembro, a lei que proíbe o reboque de veículos estacionados em locais irregulares quando o motorista estiver presente. Pelo texto, de autoria do vereador Marcelo Arar (PTB-RJ), fica determinado que o condutor de um veículo rebocado por estacionamento irregular também não será mais obrigado a pagar a taxa de remoção, nem a diária do depósito, caso consiga provar que estava presente no momento da autuação.

apreensão de veículos

Segundo a lei, o motorista deverá ser apenas multado pela infração cometida. Caso o agente público insista em levar o veículo, o condutor deverá registrar – por meio de fotografia ou vídeo – o instante no qual o carro for colocado no guincho. Nas imagens, devem aparecer o proprietário ou condutor do veículo rebocado e o caminhão do reboque. Em seguida, o motorista deverá enviar esse material para recurso.

No momento em que presenciar o reboque de veículos, o proprietário deverá se apresentar ao agente público e, logo em seguida, remover o veículo do local proibido. Ainda que já esteja sobre o caminhão, o motorista poderá requisitar que o veículo seja devolvido antes de ser levado ao depósito.

Fique atento à essa nova lei para não ser surpreendido. O reboque de veículos para esse tipo de situação não pode mais acontecer.

Esse post foi útil para você? Deixe o seu comentário e aproveite para conhecer as 5 maneiras de dirigir que acabam com o seu veículo.

Por: brbid

4 thoughts on “Lei proíbe reboque de veículos no Rio de Janeiro na presença de proprietários

  1. Muito boa as informações , gostaria de saber se é valido apenas para estacionar em locais proibidos ou em outras situações ?

  2. Muito boa as informações , mas só valem no Rio de Janeiro ou abrange todo Estado , como baixada, região dos lagos etc.

    1. Oi Luiz, outros DETRANS já aderiram ao parcelamento também. O citado no texto, que é o do RJ, foi um exemplo. Mas, você pode confirmar essa informação no site do DETRAN do seu estado.

Comments are closed.