brbid

Faça um bom negócio em leilão de veículos com 5 passos

Quer fazer um bom negócio em leilão de veículos, mas não sabe por onde começar? Vamos te ajudar com 5 passos importantes, mas, antes de tudo, já vamos dizendo que nada começa sem pesquisa.

Não se compra em leilão sem pesquisar. Vá falamos aqui algumas vezes sobre isso. Veja os lotes, as descrições, olhe o Renavam, faça consulta, veja tudo o que for possível.

Tem a disponibilidade de ir visitar o veículo? Então, vá. Olhe de perto, investigue. É assim que se faz uma boa compra. Um bom negócio em leilão não acontece por acaso. Ou até acontece, mas aí entra a sua sorte no meio. 😉

Sim, comprar em leilão passa por se arriscar, porque você compra o bem no estado em que ele se encontra, mas isso não justifica uma impulsividade. Ainda mais se você usa o leilão de veículos como um negócio.

Então vamos lá. Separamos 5 passos importantes para você fazer um bom negócio em leilão. Pegue o seu caderninho e mãos a obra!

1. Seja específico. Saiba o que você está procurando.

O que você quer? Fazer negócio e vender o veículo ou estar com ele no seu dia-a-dia?

Os dois casos acontecem muito e são totalmente diferentes. Se você quer o automóvel para  você, então não pense tanto no valor muito baixo, porque pode ser que tenha que gastar muito com ele depois. Lembre-se que existem manutenções ao longo do tempo e provavelmente você terá que gastar algum dinheiro para fazer reparações após a arrematação. Então, pense em qualidade.

Já, se você quer vender rápido, aí sim, você deverá pensar no preço baixo e margem de lucro maior na venda. Pense que você gastará com o lance final, mais taxas, mais IPVA do ano e dudas de transferência. Veja se o valor total compensa e vá em frente.

Vale lembrar que para os dois casos, se o leilão escolhido for o de veículos apreendidos, pode demorar um pouco mais para sair a documentação, mas em compensação os preços são bem mais atrativos. Também já falamos sobre isso com vocês.

Veículos patrimoniais, de seguradora e financeira costumam ser mais rápidos com a transferência de documentos. De qualquer maneira, a chance de fazer um bom negócio em leilão é bem grande em qualquer situação que você esteja.

2. Procure por algo mais diferenciado.

Motos com cilindradas mais baixas e carros populares fazem a cabeça de muita gente e justamente por isso a procura por esse tipo de veículo é alta.

Que tal pensar naqueles carros e motos menos visados? Claro que todo mundo quer os mais famosos porque costumam vender com mais facilidade, mas se pensarmos assim, então, nos leilões, eles também serão mais procurados.

Como a margem de custo no leilão sairá mais baixa, se você procurar por um menos “olhado”, então, caso o seu bom negócio em leilão seja a venda, você vai ser mais bem sucedido.

3. Faça um bom negócio pra você.

Sempre damos dicas de manutenção por aqui. Exatamente porque consideramos cruel o gasto que podemos ter com a danificação de peças e troca de acessórios.

Quando compramos um automóvel, é muito importante olhar itens como pneus, vidros, faróis… Sim, porque se estiverem muito danificados, a troca precisará ser feita. E obviamente não é muito barato.

Então, além dos custos do leilão, ainda será necessário pagar pela recauchutagem da máquina inteira.

Vale sempre a visitação ao lote. Deixa a preguiça de lado e vá lá olhar tudo.

leilão de veículos

4. Quanto você está disposto a pagar?

Após analisar o carro na visitação, fazer a estimativa de custos de eventuais reparos e avaliar o preço de mercado do carro, é a sua hora de estabelecer o quanto você pode pagar.

Não se emocione, veja um preço que atenda a sua necessidade, mas, principalmente, caiba no seu bolso e pare por aí. Lembre-se que o pagamento do lote é feito a vista. 😉

Arrematou? Ótimo, parabéns pela sua vitória! Não arrematou? Não se desespere, continue a sua procura. O final não está nesse lote que ultrapassou as suas condições financeiras. Seja esperto e continue a sua pesquisa. Sempre existirá um bom negócio em leilão esperando por você.

Uma ótima estratégia para ficar firme no seu propósito do valor é utilizar o lance programado. Com ele, você estipula um preço máximo, ou seja, o quanto você está disposto a pagar, e o próprio sistema dá os lances automaticamente por você. Leia mais aqui.

5. Não ande com o veículo sem a documentação

Parece uma dica clichê, mas não é. Andar com o carro ou a moto sem o documento de rodar é um tiro no pé. A chance do seu veículo ser apreendido é muito grande e a sua dor de cabeça com isso vai ser enorme.

Vale a pena todo o gasto e tempo arrematando o lote no leilão e não esperar sair a documentação? Com certeza, não. Fora que antes de sair andando com o automóvel por aí o ideal é que você leve em um mecânico para que ele possa avaliar as condições do bem.

Sua segurança sempre em primeiro lugar. Pode ser que o veículo tenha sido danificado por estar há algum tempo no pátio, na chuva ou no sol. Enfim, vale a avaliação de um especialista.

A partir da compra ele é seu, então nada melhor do que ter o máximo de cuidado com ele. 🙂

Gostou dos 5 passos para fazer um bom negócio em leilão de veículos? Esperamos tê-lo ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Deixe o seu comentário aqui e um ótimo negócio para você!

 

Por: brbid

12 thoughts on “Faça um bom negócio em leilão de veículos com 5 passos

  1. Acho ótimo a opção de compra através de leilões,mas acho que o leilão pelo menos no meu entendimento,de que o leilão só deveria acontecer no dia de abertura do leilão.

    Exemplo: Já que na maioria dos leilões,eles são abertos a pelo menos uma semana.
    Eu estou interessado em um bem e daí então dou meu lance e meu valor ofertado fica lá por 5,ou 6 dias e ai vem uma determinada pessoa no sétimo dia e dá um valor maior que o meu que está lá quase uma semana e ai arremata o bem.
    Pra,o leilão deveria ser aberto as 8:00 e encerrar as 18:00 HS,ou seja, horário comercial.
    Que deu o melhor lance,leva,mas isso em um único dia.

    Abraços

    Adriano

  2. Ajudou bastante essas informações, estou sempre visitando as paginas do Brbid.com mas tive dificuldade de me cadastra, ai ficou difícil da um lance.

  3. Ótimo. Informações são sempre bem vindas e absorvidas. Só acho que o site abre poucas opções para uma busca mais intensa.
    De qualquer forma,
    Valeu !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *