brbid

Edital do Leilão e o que eu preciso saber para participar

Vamos falar sobre uma parte muito importante no leilão? O famoso e importantíssimo Edital do Leilão. Você não pode participar de um leilão sem antes ter conhecimento sobre ele. Então, vamos te dar umas dicas sobre o que realmente importa dentro no edital do leilão.

Nesses pontos que vamos abordar é fundamental que você volte a sua atenção para o que está detalhado. Sabemos que conteúdos muito grandes são chatos de ler, porém, existem pontos específicos que precisamos ter total consciência, principalmente, se estamos fazendo um negócio.

Lembre que você se sentirá prejudicado se não fizer um bom negócio. Então, não descubra nada depois da compra. Veja tudo antes – direitos, deveres e riscos.

Pra começar, em que lugar está localizado o edital do leilão na página da brbid.com?

Dentro da página de cada leilão, existe no canto superior direito as informações do leilão, como você pode ver na foto abaixo.

edital-do-leilao

Nessa página, específica do seu leilão, você vai encontrar TUDO o que precisa saber, inclusive o edital do leilão. Conforme demonstra a foto abaixo.

 

edital do leilão

 

É no edital do leilão que você vai encontrar informações essenciais sobre o leiloeiro, como participar do leilão, quem pode participar, informações dos lotes, formas de pagamento, retirada do lote e a documentação.

Cada edital de leilão tem suas peculiaridades e, normalmente, são documentos muito longos, o que facilita a não leitura das pessoas, mas vamos tentar quebrar algumas barreiras e tornar você um conhecedor de leilão 😉

Quando vamos ler um edital de leilão temos que verificar quem pode participar do mesmo. Os leilões de veículos, por exemplo, são abertos para todas as pessoas, mas dependendo da modalidade do leilão, a participação pode ser restringida para empresas específicas, como os leilões de sucatas (devido a lei federal Nº 12.977). Ou até mesmo exigem o comprovante de residência para garantir a participação do futuro arrematante. Por isso, é importante a leitura. Será que você pode participar? Não se frustre sem motivos. Leia e certifique-se!

Depois de verificar se você se enquadra dentro do perfil do leilão, veja como funciona a participação no leilão.

Aqui, na BRbid, você pode se cadastrar gratuitamente no site. Para o seu cadastro ser aprovado com tranquilidade é muito importante que você se atente aos dados informados. Qualquer divergência de endereço (muito importante colocar o endereço completo, com o CEP correto), divergência de CPF ou nome, por exemplo, fará com que você não tenha o cadastro aprovado.

Veja abaixo a nossa página de cadastro.

cadastro brbid

 

Você também poderá participar presencialmente, se dirigindo, no dia do leilão, ao auditório, no endereço e horário sinalizados no site. Você deverá portar seus documentos.

No edital do leilão são disponibilizadas todas as informações do lote, o que é muito importante. Vale atentar-se as descrições do produto. Ao ler o parágrafo a respeito do lote (no caso de um automóvel, por exemplo), você será informado sobre a origem do mesmo (se é de apreensão, patrimonial, etc) saberá se o veículo tem alguma restrição na documentação, quais são os problemas do veículo, renavam para a visualização de multas de trânsito, entre outras informações importantes.

Então, o parágrafo que fala sobre a situação do lote é muito importante!

A forma e o prazo para pagamento é outro ponto importantíssimo, pois se você não pagar o lote arrematado dentro do prazo, sofrerá penalidades e poderá ficar impossibilitado de participar de leilões futuros. 🙁 Em nossos leilões, os pagamentos são feitos através de boletos bancários e são pagos a vista. Não existe parcelamento.

Portanto, dê muita atenção a esse ponto e verifique exatamente o prazo dado pela empresa vendedora para o pagamento do seu lote arrematado.

Obrigações do arrematante é outro ponto do edital do leilão que não pode deixar de ser lido. Veja quem paga o que e o que você tem direito. De certo, você vai pagar pelo último lance (vencedor) e as taxas que estão descritas no site. Nunca é somente o valor do lance. Fique esperto!

A retirada do lote do pátio é um ponto muito relevante, pois se o veículo não for retirado do pátio da empresa vendedora, no prazo máximo (estipulado no edital), ele será leiloado novamente e o comprador não terá o valor pago pelo lote devolvido ou qualquer indenização de perda.

O ideal é que você fique atento ao período de retirada e faça todo o procedimento explicado no edital do leilão.

No edital do leilão também estará especificado sobre a documentação do bem, por exemplo, no caso dos leilões de automóveis. Vai estar especificado como funciona o processo de regularização. Fique atento principalmente aos leilões de veículos apreendidos, podendo ser mais complicado de ser realizado e sem um prazo estabelecido pelo Detran, que é o órgão responsável pela regularização da documentação.

Ufa, esses são os pontos centrais que você deve se preocupar antes de comprar em leilão. É realmente necessária a sua atenção para o edital do leilão, principalmente nos pontos aqui discutidos.

O que achou da nossa dica? Foi valiosa pra você? Então, deixe o seu comentário.

Por: brbid