brbid

Como converter Multas em Advertência de Trânsito e não gastar Nada por isso?

Sim, é muito possível transformar a sua multa em apenas uma advertência de trânsito, não gastando nem 1 real pela multa e muito menos perdendo seus valiosos pontos na carteira. Não estamos falando de mágica e muito menos de charlatanismo, esse benefício é real e está a sua disposição.

Obviamente, poucos divulgam essa notícia, mas esse recurso é um direito seu e pode ser usado a qualquer momento por você!

Transformar a sua Multa em Advertência de Trânsito é algo possível não somente para a sua primeira multa, como muitos pensam.

Mas, então, a pergunta que fica é: Como converter a multa em advertência de trânsito?

Um primeiro ponto muito importante é entender que a legislação de trânsito no Brasil quer, antes de tudo, que as pessoas tenham consciência na hora de dirigir, praticando uma direção responsável. Dessa maneira, o intuito das leis de trânsito é educar e não punir.

Através desse conceito, trocar a multa pela advertência de trânsito quer dizer deixar de receber uma infração, ou seja, uma punição, e receber um aviso educativo.

Como realizar esse procedimento junto aos responsáveis (órgão ou entidade de trânsito)?

  • A infração cometida deve ser leve ou média
  • O motorista não pode ter cometido outra infração do mesmo tipo nos 12 meses que antecedem o caso

Se você se enquadra nesses dois casos acima, então, você poderá recorrer da multa para transformá-la em advertência de trânsito. Mas não se engane, você precisará convencê-los de que somente o aviso educativo será o suficiente para o seu caso em questão.

Assim, se eles estiverem convencidos de que advertência de trânsito bastará, então, você será advertido formalmente por escrito, não precisará pagar a multa e não perderá nenhum ponto na carteira de motorista.

CTB

Como me certifico de que converter multa em advertência de trânsito é real?

Basta verificar a o artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro. Lá, você vai encontrar todos os detalhes da Lei.

O texto do CTB é claro e diz que, desde que não seja reincidente no referido período de 12 meses, e que a autoridade entenda como uma forma de educar o motorista, toda infração leve ou média poderá ser convertida em advertência por escrito.

Mas é importante salientar que o parágrafo primeiro afirma que a advertência não suprime o acréscimo no valor de uma possível multa posterior.

Essa ressalva se refere aos motoristas reincidentes, que, dependendo do caso, podem ser punidos com uma majoração no valor da penalidade.

Ou seja, a multa convertida em advertência de trânsito não exime o infrator desse fator multiplicador em casos posteriores. #valeadica hein?! 😉

Então, para relembrar, somente a autoridade de trânsito responsável por aplicar a infração pode converter essa multa em advertência de trânsito. Não adianta reclamar em nenhum outro lugar ou com qualquer outra pessoa.

Mas, como bons cidadãos que somos, devemos pensar principalmente em guiar nossos veículos de forma segura e responsável. Sabendo que não estamos sozinhos e também somos responsáveis pelas vidas que existem ao nosso redor. Devemos priorizar a direção defensiva quando estamos guiando nossos carros e motos. Esse é o intuito central da conversão da multa para advertência de trânsito: consciência no volante.

Esse artigo foi útil para você? Então, deixe seu comentário. 🙂

Aproveite para ler sobre as 11 maneiras infalíveis para escapar das multas de trânsito e também sobre as Verdades e Mentiras sobre as infrações de trânsito.

 

Por: brbid

5 thoughts on “Como converter Multas em Advertência de Trânsito e não gastar Nada por isso?

  1. Legal…
    Gostaria d3 saber si posso recorrer de uma multa de transito q recebe recentemente no valor de 880 reais. Por ter oassado no radar a 67km/h si o limete era 60km/h e justo esssa aplicaçao de penalidade …!?? Agradeço a atençao..

    1. Amigo, você pode entrar em contato diretamente com o Detran e tirar as suas dúvidas sobre essa questão! 😉

Comments are closed.