brbid

9 passos importantes antes de contratar o seguro do automóvel

Comprou seu veículo de leilão e agora? Como fazer o seguro do automóvel? Essa dúvida existe e, por isso, separamos 9 dicas para você ficar atento antes de fechar o contrato do seu seguro.

Já falamos aqui que, no caso dos carros e motos comprados em leilão, a seguradora pode recusar o contrato ou cobrar um valor alto, devido ao estado do veículo, afinal, eles podem ter sofrido alguma colisão ou podem ter sido recuperados de roubos e furtos. Por isso, dependendo da condição do automóvel, a seguradora pode até recusar a cobertura após fazer uma vistoria técnica.

Mas não desanimem, pois existem, sim, seguradoras que realizam o seguro e o fazem de maneira correta. 🙂

Aliás, também já foi assunto por aqui o fato de não vir escrito na documentação se o veículo é de leilão. Isso é bem importante você saber.

Agora, vamos aos 9 passos importantes antes de contratar o seguro do automóvel adquirido em leilão:

1. Faça uma busca sobre o corretor 

Além de escolher o corretor, é muito importante que você verifique se ele é habilitado para fazer essa venda. Basta checar se ele está cadastrado na Susep (Superintendência de Seguros Privados).

2. Busque por várias seguradoras

Além de comparar preços, você começa a ter contato com o assunto e fica mais seguro na hora de escolher. Vale saber que a seguradora também precisa estar cadastrada no Susep.

3. Leia tudo com atenção, antes de realizar qualquer contrato

E não tenha medo de perguntar caso fique com alguma dúvida ou encontre no contrato algo diferente daquilo que você conversou com o corretor.

4. Veja se o perfil descrito no contrato é o mesmo que você pediu

Cheque se as informações, como número de condutores, idade e cidade estão corretas. E, na hora de passar esses dados, seja sincero. Não adianta falar que é o pai quem usa o carro quando não for verdade. Isso porque quando a seguradora descobre uma mentira, ela pode se recusar a indenizar um sinistro. Seja honesto e evite problemas futuros.

5. Escolha a modalidade do seguro

Uma delas prevê que, em caso de roubo ou perda total, o segurado receberá o valor de mercado do carro. Mas você pode escolher outra modalidade que define em contrato o valor que será pago no caso de indenização total. Vale saber que nem todas as seguradoras oferecem estas duas opções. Fique de olho!

6. Fique atento ao valor da franquia

A franquia é o dinheiro que você terá que pagar para a seguradora se precisar acionar o seu seguro para consertar o seu veículo. Por isso, peça para essa informação estar clara na proposta do seguro.

7. Cheque se o seguro tem assistência 24 horas

Esse serviço costuma incluir reboque e carro reserva, que podem ser solicitados a qualquer hora do dia em caso de acidentes.

8. Analise com cuidado o item “exclusão”

Nele estará escrito tudo o que o seu seguro não cobre.  Se você achar necessário ter alguns dos itens não cobertos, negocie com o corretor.

9. Exija uma cópia do seguro

Com ela, você comprova o que fechou com a seguradora e tira dúvidas sempre que precisar.

O que achou das nossas dicas? O seguro do automóvel é imprescindível para andar com o seu carro ou moto em segurança. É um gasto que, em casos desagradáveis como batidas e roubos, evita o seu prejuízo! Vale pensar nisso, não é mesmo?

O seguro do automóvel é muito importante para você! Não marque bobeira, siga os nossos 9 passos e faça a sua cobertura com segurança.

Deixe o seu comentário. Aguardamos você!

Por: brbid

12 thoughts on “9 passos importantes antes de contratar o seguro do automóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *