Aprenda como regularizar seu veículo de leilão na Bahia

Deixe eu adivinhar, você finalmente arrematou aquele veículo em um leilão na Bahia, mas na hora de começar o processo de regularização bateu aquela dúvida de como proceder?

Fique tranquilo! O processo de regularização é uma dúvida comum entre os nossos clientes e qualquer passo a passo para ajudar você a resolver esse problema é mais do que bem-vindo, então vamos lá!

leilão na bahia– Documentos e o estado geral do veículo

Regularizar um veículo de leilão exige a mesma documentação de um adquirido em lojas de carros usados ou comprado de um dono anterior. Ao arrematar em leilão, você receberá a nota de arrematação do leiloeiro e é MUITO IMPORTANTE guarda-la.

Fique atento ao estado geral do veículo. Se o lote arrematado for um “veículo conservado” ou “veículo recuperável”, ele pode ser regularizado junto ao DETRAN. Já carros ou motos classificados como “sucatas” não podem.

É importante ter atenção no que você for dar lance, pois veículos de leilão na Bahia costumam ter lotes recuperáveis e sucatas.

2 – Dê olho nos prazos da empresa vendedora e do DETRAN

Seja em um leilão na Bahia ou em outro estado, o DETRAN não estabelece um prazo minimo para a regularização do veículo. Neste caso, é indispensável acompanhar o processo de liberação da documentação junto à empresa vendedora e ao DETRAN.

A empresa vendedora é responsável por iniciar o processo ao transmitir a comunicação de venda ao DETRAN (esse prazo vária entre empresas). Nos termos de cada leilão encontram-se todas as condições que a empresa declara (não esqueça de ler!).

Vale lembrar que a brbid.com é apenas uma plataforma de divulgação dos leilões. Daremos sempre total suporte aos nossos clientes, entretanto não somos responsáveis pelos leilões e não nos envolvemos ou temos poder no trâmite de regularização.

3 – Dividas anteriores? Leia o termo!

Seu veículo possui dívidas anteriores? Durante o processo de regularização o DETRAN dá baixa nas multas, IPVAs atrasados e demais dividas do veículo. Já em determinados leilões, é de responsabilidade do arrematante arcar com todas as dividas anteriores. Para saber em qual situação o seu veículo se encontra, leia atentamente o termo do leilão e confira as observações dos lotes arrematados.

Apesar dos casos acima, a responsabilidade de quitar o IPVA do ano e o DUDA de transferência é sua.

4 – Não esqueça de levar a nota de arrematação ao DETRAN

Lembra da nota de arrematação? Você vai precisar dela para abrir o processo administrativo de regularização junto ao DETRAN. Após retirar o veículo do pátio, você terá um prazo de 30 dias para leva-lo ao órgão. Tome cuidado com o atraso na entrega! caso isso aconteça, você recebera uma multa de averbação e ainda perderá 3 pontos na carteira de motorista.

Após a entrega, acompanhe diariamente o andamento do processo por meio do seu número de protocolo junto ao DETRAN. Existem casos no qual esse processo é mais demorado e você pode ler sobre eles aqui:

E aí? Deu para entender melhor como funciona esse processo de regularização? Se ainda estiver com dúvidas entre em contato com a gente pelo Facebook @brbid ou pelo nosso e-mail suporte@brbid.com.

Agora pra quem não gosta de perder nenhum leilão na Bahia é só clicar no botão abaixo e aproveitar todas as ofertas disponíveis no nosso site 😉