Quem nunca passou pela situação de ser parado na blitz, exatamente no dia que esqueceu o documento do carro? Ou de precisar pagar a 2ª via porque perdeu o documento? Essa Lei de Murphy… Vou te contar, viu! Para facilitar a vida dos motoristas, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) criou a CRLV digital.

A versão digital do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos) pode ser usada em qualquer dispositivo móvel, como tablets e smartphones.

O serviço começou de forma experimental, em agosto, no Distrito Federal e será disponibilizado no mesmo aplicativo da CNH-e, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica. De acordo com a Resolução 720/2017 do Contran, todos os Detrans vão adotar o CRLV digital até o final do ano de 2018. Vamos cruzar os dedos pra que tudo dê certo, né?

 

Como ter o CRLV digital

Primeiramente, é preciso baixar o aplicativo da CNH, que teve o nome alterado para Carteira Digital de Trânsito – já que agora armazena os dois documentos na ferramenta. A nova versão está disponível apenas para Android, mas a atualização para iOS deve chegar a qualquer momento.

Mas, para ter acesso ao formato virtual, é necessário estar em dia com os pagamentos de licenciamento, seguro DPVAT e eventuais multas. Após quitar as dívidas, é só inserir o número do Renavam do veículo e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) na ferramenta.

 

Como vai funcionar

Para cada Renavam informado, será gerado um QR Code que poderá ser apresentado durante as abordagens de fiscalização. Da mesma forma que o CNH-e, o CRLV digital poderá ser convertido em arquivo PDF – como uma reprodução fiel do documento convencional. Muito mais prático, né?

Já imaginou não precisar mais se preocupar com o porte físico do documento? Toda a tensão e estresse vão embora de vez!

Quer continuar conhecendo as novidades no mundo de automóveis e ofertas de veículos com precinhos lá embaixo?

Você também pode se interessar por:

Decoração: Como decorar sua casa por leilões

Carros Antigos, por que você deveria ter um na garagem?!

Gostou desse post? Compartilhe com os seus amigos! 😉


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *