Já está valendo a nova placa Mercosul para os carros registrados no Estado do Rio de Janeiro. Os cidadãos fluminenses poderão ter acesso ao novo modelo, de acordo com as resoluções 729 e 733 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mas, no primeiro momento, a troca não será obrigatória para todos os veículos. O Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Uruguai (2015) e Argentina (2016) foram os dois primeiros. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que todos os estados brasileiros devem implantar o novo modelo da placa Mercosul até o dia 1º de dezembro deste ano.

Placa Mercosul

Placa Mercosul

Quem terá a nova placa?

No Rio de Janeiro, a novidade vale para o motorista que quiser trocar a placa e se aplica, também, nos casos com novas placas, como emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas.

Ou seja, o motorista que optar por adquirir um carro usado em outro município, como as opções oferecidas nos leilões de carros da BRbid, já terá direito ao registro com a nova placa Mercosul. Os leilão de automóveis são realizados em diversas cidades do Rio de Janeiro.

Veja exemplos da Placa Mercosul para carros e motos

Categorias da placa Mercosul para carros

Categorias da placa Mercosul para carros

Categorias da placa Mercosul para motos

Categorias da placa Mercosul para motos

Porquê usar a placa Mercosul?

Mas para que mudar as placas agora, assim, do nada? Essa pode ser a pergunta que estava no freio de mão, mas ela tem resposta. A proposta da placa Mercosul é dar maior segurança aos proprietários de veículos e evitar a possibilidade de clonagem dos automóveis.

O novo modelo da placa Mercosul tem código único e conterá todos os dados de confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro, além de permitir a rastreabilidade dela. Essas informações permitem que a autoridade identifique, rapidamente, onde a placa foi feita e a qual carro pertence.

Por meio de um aplicativo, o Departamento de Trânsito local vai poder rastrear os dados do veículo. E quanto isso vai custar para quem quiser a placa Mercosul? O valor da placa continua o mesmo do modelo antigo: R$ 219,35.

Outro fator que também provocou a implantação da placa Mercosul foi a proximidade do fim da combinação alfanumérica nas placas anteriores. A previsão apontava que as combinações exclusivas de placas terminariam nos próximos dois anos em todo o Brasil.

Visual novo na placa mercosul

Além do QR Code, outro item de segurança da nova placa é a marca d´água, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem. A primeira mudança, que logo pode se notada, é a visual. Ao contrário da placa anterior, na cor cinza, a nova placa Mercosul tem fundo branco com uma faixa azul na parte superior. O novo modelo possui quatro letras e três números.

Do lado esquerdo, na parte superior, está impresso o logotipo do Mercosul e logo abaixo, o QR Code. A placa ainda possui o distintivo BR e, no lado direito, a bandeira do país, seguida pela bandeira do estado e pelo brasão da cidade. A categoria é indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada). O tamanho continua o mesmo com 40 cm de largura e 13 de altura. A tarjeta da antiga placa passa a ser representada pelo brasão do município e não mais pelo nome da cidade de forma escrita.

Procure o departamento de trânsito estadual

No estado do Rio de Janeiro a placa Mercosul já está valendo. A novidade vai seguir Brasil afora nos próximos meses. Em caso de dúvida, procure o Departamento Estadual de Trânsito mais próximo de você.

Leia também:

 

Paixão por carros antigos e a chance de ter o seu!

Kit GNV? Você está livre da vistoria anual do DETRAN-RJ

Cadastre-se aqui para participar dos leilões


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *