Kit GNV no carro? Você está livre da vistoria anual do DETRAN-RJ.

O mês de setembro começou com novidades para todos aqueles que possuem Kit GNV instalados em seus carros, no Rio de Janeiro.

Isso porque o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sancionou o Projeto de Lei 3.010/2017, de autoria do Deputado estadual Dica, que isenta todos os motoristas a passarem pela vistoria anual do DETRAN-RJ.

A sanção já foi publicada no Diário Oficial do Rio, no dia 03/09.

Fique ligado

Não é apenas deixar de fazer a vistoria, viu? Os beneficiários só estarão isentos após o cumprimento dos regulamentos técnicos e a vistoria realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologica (Inmetro). E não para por ai, para que exista a identificação do carro com GNV, todos os veículos movidos a gás ganharão um selo emitido após a verificação do equipamento feita pelo Inmetro.

Entendendo o caso

Até então os motoristas do Rio de Janeiro fazem uma dupla vistoria no estado. Primeiro levam ao Inmetro, que é um instituto de confiabilidade em todo Brasil e depois ao DETRAN. A partir de agora, bastará o motorista apresentar o documento da vistoria feita pelo Inmetro para que fique isento da vistoria do Detran.

Vantagens e desvantagens do kit GNV

Aproveitando que você chegou até aqui, separamos algumas vantagens para você converter o seu veículo.

Você sabia que o abastecimento com o gás natural veicular alivia o bolso do motorista, já que esse combustível é sempre mais barato do que a gasolina ou o etanol? Sem contar o desconto no IPVA, que é bem interessante e vantajoso.

Outra vantagem super bacana: Ele é menos poluente. Conforme especialistas, o gás natural tem uma emissão de gases poluentes 15% menor que o etanol e 20% menor do que a gasolina. Bom, né?

Mas como tudo nesta vida, há algumas desvantagens que é preciso levar em conta. Com a instalação o motorista perde um bom espaço no porta-malas.

Falando na instalação, o custo do investimento inicial é alto. E talvez o que mais pesa na decisão: a potência do veículo. Os carros perdem em média 4% da potência com o equipamento de gás.

Medo de leilão online? Confira as 5 dicas para sair na frente e deixar isso de lado!

Revisão no carro: porque e quando fazer?!