Completou 60 anos? Você tem direito a estacionamento grátis!

Se você já completou 60 anos é bom saber que há diversas leis federais que beneficiam você. Uma delas é a que te dá direito ao estacionamento específico para idosos. E aqui no Rio de Janeiro, em locais públicos geridos pelo sistema Rio Rotativo, você também tem direito à gratuidade.

Bom né? Mas para poder usufruir desse beneficio, é preciso adquirir um cartão de estacionamento para idoso. Fica tranquilo, que separamos tudo o que você precisa saber para tirar o seu.

Segundo o estatuto do idoso, 5% de vagas em estacionamentos regulamentados ou públicos para uso exclusivo de pessoas idosas. E para que seu direito seja garantido é preciso tirar o seu cartão de estacionamento para idosos.

Esse cartão funciona basicamente como uma comprovação da idade garantindo que ela possa estacionar seu veículo em vagas especiais, aquelas em estacionamentos sinalizadas como “vagas para idosos”.

O cartão de estacionamento de idoso é valido em âmbito nacional e tem validade de 5 anos e a renovação é bem simples, basta comparecer na Secretária Municipal de transportes e solicitar um novo requerimento.

Mas vamos lá, o que é preciso para tirar o cartão de estacionamento do idoso?

Ir a uma unidade da secretária (já já vamos informar as do RJ para vocês) e apresentar: comprovante de residência do município do Rio de Janeiro, CNH e algum outro documento de identificação com foto e assinatura que conste o número do CPF, e o CRLV do veículo. E pra completar, o formulário de requerimento preenchido. Este você encontra no site da Prefeitura, ou direto clicando aqui. Só isso ;D

Onde requerer esse direito sendo morador do Rio?

Centro – Rua do Riachuelo, nº275 – Térreo.
Santa Cruz – Rua Fernanda, nº155 – Sala 08.
Engenho Novo – Rua 24 de maio, n 931 – Fundos.
Barra da Tijuca – Av. Ayrton Sena, nº2001.
Leblon – Av. Bartolomeu Mitre, nº1297.
Vila Isabel – Rua Visconde de Santa Isabel, nº34.
Ilha do Governador – Rua Orcadas, nº 435 – Acesso pela Rua Escritora Eneida de Moraes.
Campo Grande – Rua Dom Pedrito, nº1, – 2ºandar.
Bangu – Rua Fonseca, nº240 – Shopping Bangu 2º piso.
Irajá – Av. Monsenhor Félix, nº512.

Gostaram? Caso ainda não tenham mais de 60 anos, aproveite para mandar esta postagem pra seus pais, tios e amigos da melhor idade, para que todos possam aproveitar mais ainda as oportunidade da vida.

Ah, mais uma dica: Antes de ir a algum dos postos, se informem quanto ao horário de funcionamento de cada um, viu.