Para atender os requisitos do Mercosul, as placas de identificação dos veículos aqui do Brasil, terão que ser trocadas a partir de 1º de setembro. Mas pode respirar aliviado, para veículos usados o prazo para a troca das placar vai até o dia 31 de dezembro de 2023. Mas não deixar para a última hora.

Já para os veículos zero quilômetros ou que estão em processo de transferência de município,  prioridade, ou que tiverem as placas substituídas, os Detrans deverão oferecer novas placas.

O que muda?
A nova placa terá fundo branco, com margem superior azul contendo a logotipo do Mercosul, a bandeira do Brasil. Ao invés de ter 3 letras e 4 números, como hoje, as novas placas terão quatro letras e três números.

A antiga combinação de letras e números vai continuar constando no documento do veículo.

O modelo já foi implantado na Argentina e Uruguai, e deveria ser adotado no Brasil em janeiro de 2016.  Porém, as mudanças foram adiadas e segundo a publicação, agora é para valer.

De acordo com publicação no Diário Oficial da União, a antecipação pode ocorrer antecipadamente. Melhor se adiantar que esperar até o prazo final, não é?


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *